A Escola Rural das Artes
mão, terra & coração

Através do nosso programa pedagógico, construiremos uma Escola Rural das Artes que existirá em profunda relação com a sabedoria primordial, as histórias e os ofícios da região. Os visitantes ficarão alojados em casas de acolhimento especialmente construídas para promover uma proximidade íntima com a terra.

Os nossos ensinamentos incluirão ofícios vivos — carpintaria, metalurgia, têxteis e cerâmica — ofícios da imagem — cinema, imagem em movimento e fotografia — bem como poética ecológica, arquitectura intuitiva, ensino intergeracional e práticas de cuidado. Através destas aprendizagens, todos os que passarem pela terra tornar-se-ão parte do seu legado. A nossa abordagem enraíza estes ensinamentos na terra e na comunidade local, incorporando um modelo circular de existência — do solo à alma.

História da Escola

Todos os que visitarem a Escola Rural das Artes serão nutridos com alimentos cultivados na própria terra e em parceria com pequenas explorações agrícolas biológicas vizinhas. 

Ensino e Programa Cultural

Tecendo um profundo saber ancestral e um sentimento de pertença à terra.

Comunidade pedagógica de praticantes locais e internacionais

Ofícios vivos e Arquitectura intuitiva
Craig Bamford SASA Works
Nancy Fuller
Guy Valentine
Chris Gabe
Sara Kelly

Ofícios da imagem
Alberto Balazs
Alejandro Tarraf
Cecile Embleton
Ines Lechleitner
Filipa Gambino

Canção · Música · Palavra
Marta Ramos
Bruno Ramos


Poética ecológica | Pessoas | Paisagens de cuidado
Fourthland
Isik Sayarer and Eva Vikstrom 
Marta Ramos
Elaine McLaughlin
Emma Cowan
Alberto Duman

Nutrição do Solo à Alma
Anthony Ussher
Emma Cowan

Terra
Katarina Sidova
Franciso Amaral

As aldeias envolventes estão imersas em práticas ligadas aos ritmos da terra e do céu, hoje à beira de desaparecer. Estas vozes serão entretecidas nos ensinamentos, oferecendo à sabedoria desta paisagem uma lugar para brilhar.

Os habitantes plantaram uma paisagem rica em história cultural, ofícios e património agrícola. Transportam a sabedoria da Transumância, uma prática ancestral e uma forma de nomadismo baseada na deslocação sazonal dos animais, entre os pastos altos da serra no verão e os vales no inverno.

Ao oferecer estas histórias com reverência e celebração, a Escola Rural das Artes irá reposicionar estas formas de estar, plantando uma nova cultura centrada na terra, nas mãos e nos corações das pessoas.

Ensinamentos das aldeias

Programas de Cura

Experiências com curadoria, para grupos e indivíduos, oferecendo bem-estar do solo à alma. As práticas terão lugar nos edifícios de cura criados no terreno.

Visões para espaços elementares

Construiremos uma série de espaços no terreno: uma casa de aprendizagem, uma casa de descanso e casas de sonho, onde os visitantes poderão expandir-se na criatividade e na cura.Estes espaços serão inspirados na ordem natural e na geometria da natureza — espaços com alma, construídos com materiais elementares, locais e por saberes locais, que, na sua simplicidade e essência material, convidam à quietude e à cura. Espaços que trabalham com os elementos naturais. Espaços de encontro e colaboração.Tecendo união e reverência num caminho criativo único para públicos locais e internacionais.

Tecendo união e reverência num caminho criativo único para públicos locais e internacionais.

“Quando os nossos mitos,
o nosso ensino,
a nossa cura e a nossa arte têm um lar na paisagem,os nossos seres harmonizam-se e todos prosperamos.”