Bem-vindos a este lugar


Um lugar onde a Serra da Gardunha envolve o vale entre as aldeias de Alpedrinha e Póvoa de Atalaia. Um lugar com uma paisagem única e diversa, composta por pequenas explorações agrícolas, habitado por pessoas que transportam a sabedoria de uma vida próxima da terra. Um lugar que oferece uma singular casa à Escola Rural das Artes.

Aqui partilhamos algumas histórias das Pessoas do Vale

A música e o canto são uma parte essencial do ritmo do vale; os seus sons ecoam frequentemente pelas ruas de calçada. Aqui, o Adufe é tocado na aldeia por habitantes antigos e novos. O Adufe é o tambor tradicional desta região.

As redes locais são abundantes em pessoas que responderam ao chamamento de viver em alinhamento com a sabedoria da terra.Aqui, alguns dos nossos parceiros locais partilham histórias sobre a qualidade e o espírito deste lugar.

A Transumância, uma prática ancestral e uma forma de nomadismo baseada na deslocação sazonal dos animais, entre os pastos altos da serra no verão e os vales no inverno, continua viva nas aldeias vizinhas. Ao partilhar estas histórias com reverência e celebração, a Escola Rural das Artes irá reposicionar estas formas de estar, plantando uma nova cultura centrada na terra, nas mãos e nos corações das pessoas.

Deste lugar, olhando para o horizonte, é possível avistar a aldeia histórica de Monsanto, a Este, e a aldeia histórica de Castelo Novo, a Oeste. O vale é rodeado pelos cumes da Gardunha, cujo significado etimológico remete para refúgio, oferecendo segurança e proteção às pessoas e aos ecossistemas do vale.